Bem vindo ao Instituto de Saúde Bom Jesus

CoronaVírus – Medidas adotados pelo Instituto de Saúde Bom Jesus

O Hospital tem trabalhado incessantemente para atender todos seus pacientes de forma segura e ordenada e, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, definimos diretrizes para garantir a máxima segurança dos pacientes já internados e daqueles que nos procuram diariamente.

Estratégias de combate e prevenção ao novo coronavírus (Covid-19) fazem parte, nos últimos meses, da rotina diária do Hospital, definida através do Comitê de Enfrentamento à Covid-19: a aferição de temperaturas de colaboradores, pacientes e acompanhantes configura como uma das medidas adotadas para a prevenção da doença.

As aferições são realizadas durante a chegada de cada colaborador, paciente ou acompanhante. “Se a temperatura verificada estiver maior ou igual a 37.8C, realizamos as devidas orientações para que o caso passe por avaliação médica. Esta é uma das formas de a unidade zelar pela saúde e bem-estar dos pacientes e colaboradores.”, explica o Vice-Presidente Ivan Eiji Kawano.

Composto por equipe multiprofissional especializada, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 vem desenvolvendo, desde o mês de março, uma série de iniciativas necessárias durante a pandemia.

Através do Comitê, conforme protocolos estabelecidos pela Secretaria da Saúde do Estado do Paraná (Sesa) e Ministério da Saúde, também são realizadas constantes atualizações e capacitações do corpo profissional, as quais incluem fluxogramas, rotinas e protocolos que vão desde rotinas de higienização ao manuseio e utilização de kits Covid-19.

Entre as atividades, estão as desenvolvidas pela equipe de higienização, com foco na desinfecção de ambientes. “A equipe tem desenvolvido um trabalho árduo, principalmente nesse período. A gente vê no olhar de cada um a força de vontade para desenvolver um bom serviço, dando o melhor de si”, conta o Diretor Executivo Marcos A. de Assis, que não hesita ao afirmar: “A equipe cuida de cada leito como se um familiar nosso estivesse lá. Nosso dever, que é o bem de todas, sempre estará à frente!”.

São algumas das outras medidas adotadas pelo Hospital:

  • Monitoramento contínuo da situação mundial, bem como do cenário no Brasil e de casos suspeitos ou confirmados no Hospital;
  • Fluxo de atendimento estabelecido da chegada até a alta ou internação, com definição de cuidados e condutas para cada caso;
  • Todo o sistema de ar condicionado do Hospital conta com o filtro HEPA, que controla a contaminação ambiental;
  • Readequação na forma de realizar inalação nos pacientes para evitar a propagação do vírus por meio de aerossóis.
  • Área reservada para coleta de exames específicos, sem contato com outros pacientes;
  • Leitos específicos, com pressão negativa, para eventual internação;
  • Treinamento de paramentação para colaboradores, evitando a contaminação nos momentos de colocação e, principalmente, de retirada do EPI, através da Educação Continuada, inclusive com recursos audiovisuais.

RECOMENDAÇÃO AOS ACOMPANHANTES:

Sem beijos, abraços e apertos de mão.  Sorriso no rosto é sempre bem vindo!

Lavar as mãos constantemente e evitar tocar no rosto. Todos os apartamentos e enfermarias dispõem de pia com sabão.

Use álcool gel disponível nas dependências do Hospital e no quarto de cada paciente.

 

X